Origens

 
Samba de Gafieira

Um dos principais aspectos observados no estilo samba de gafieira é a atitude do dançarino frente a sua parceira: malandragem, proteção, exposição a situações surpresa, elegância e ritmo. Na hora da dança, o homem conduz a sua dama, e nunca o contrário.
Diz-se que, antigamente, o malandro da Lapa fazia uso de um terno branco, sapatos preto e branco, ou marrom e branco e, por debaixo do paletó, camisa preto e branca ou vermelha e branca, listradas horizontalmente, além de um Chapéu Panamá ou Palheta - há uma confusão sobre esses dois chapéus, parecidos de longe, porém, de perto, bem diferentes. Dentro do bolso, carregavam uma navalha. A mão sempre ficava dentro de um bolso da calça, segurando a navalha em prontidão para o ataque; a outra gesticulava normalmente; suas pernas não andavam uma do lado da outra, paralelas, mas sempre uma escondendo o movimento uma da outra, como se estivesse praticamente andando sobre uma linha.
Dançando, o dito "malandro" sempre protege sua dama, dando a ela espaço para que ela possa se exibir para ele e para o baile inteiro ao seu redor e, ao mesmo tempo, impedindo uma aproximação de qualquer outro homem para puxá-la para dançar. Daí também a atitude de se sambar com os braços abertos, como se fosse dar um abraço, além de entrar no ritmo da música, proteger sua dama. A principal figura do samba de gafieira é o gancho, que, como o próprio nome diz, pode ser utilizado como início de um passo, ligação para outro passo ou até mesmo para finalização de uma frase de passos.


Forró

Conhecido também por arrasta-pé, bate-chinela, fobó, forrobodó e outros, o forró é uma dança tipicamente brasileira, embalada ao som dos tradicionais trios compostos por um  sanfoneiro, um zabumbeiro e um tocador de triângulo.
Praticado em todo o Brasil, o forró é especialmente popular nas cidades nordestinas onde são promovidas grandes festas. O forró é dançado ao som de vários ritmos brasileiros tipicamente nordestinos, entre os quais se destacam o xote, o baião, o xaxado, a marcha (estilo tradicionalmente adotado em quadrilhas) e o coco. Outros estilos de forró são o forró universitário, uma revisitação do forró tradicional (conhecido como forró pé-de-serra) e o forró eletrônico ou estilizado (que, para alguns, não é considerado forró).


Sertanejo Univeritário

Sertanejo Universitário provém da música sertaneja, sendo seu terceiro movimento. Canções simples predominam nesse estilo, e por conta dos cantores jovens é considerado "universitário".
De origem pantaneira oriunda do estado do Mato Grosso do Sul, tendo como seus precursores a dupla João Bosco e Vinícius, que em 1994 iniciaram sua carreira tocando em bares para universitarios na capital Campo Grande.
Por surgir após o segundo movimento sertanejo (o Sertanejo Romântico), esse estilo já não conta com letras tão regionais e situações vividas por caipiras (como o Sertanejo Raiz). Geralmente as músicas tratam de assuntos do Sertanejo Romântico da forma como os jovens veem (assuntos como sair com várias mulheres e traição).
A dança segue uma essencia parecida com o forró, contendo giros em contratempo o tempo todo, e variações bem similares.

Pagode

O pagode é um gênero musical brasileiro originado no Rio de Janeiro a partir da cena musical do samba dos fundos de quintais. Esta é a forma pejorativa e preconceituosa que esta palavra assumiu.
Na verdade, o pagode não é exatamente um gênero musical. Pagode era o nome dado às festas que aconteciam nas senzalas e acabou tornando-se sinônimo de qualquer festa regada a alegria, bebida e cantoria. 
Essa variação do samba que apresenta características do choro, tem estilo romântico e andamento fácil para dançar. Obteve grande sucesso comercial no início da década de 1990.

Bolero

O bolero é um ritmo que mescla raízes espanholas com influências locais de vários países hispano-americanos. Surgiu na Espanha, mas sofreu modificações, especialmente desenvolvendo temas mais românticos e ritmo mais lento. Dançado em sua maior parte com movimentos em “tempo”, caminhadas, giros e os chamados “esses”, tem caráter de dança de galanteio, suave, terna e romântica, com movimentos caracterizando uma eterna busca da conquista da mulher amada que por sua vez seduz seu parceiro.

Fox Trote

Foxtrot (em inglês fox-trot) é uma dança de salão e um ritmo musical que leva o nome de seu inventor, o ator norte-americano Harry Fox.
Se tornou a dança mais popular e duradoura do século XX, mas antes passou por mudanças estilísticas. Comparado com os padrões de hoje, o Foxtrot original era moderadamente rápido, simples e não refinado, não distinto da música do tempo.
A popularidade da dança foi originada pela sua versatilidade global e variação rítmica Uma versão modificada chamada o Slow Foxtrot foi evoluído pelos Ingleses, e é a base técnica para a versão que agora temos.


Valsa

A primeira dança de salão oficial - a Valsa - foi apresentada ao mundo em Viena, Áustria, no ano 1776. Curiosamente, uma das danças mais elegantes de todos os tempos teve a sua origem nos dançares tradicionais dos camponeses austríacos.
Com algumas adaptações, o folclore camponês entra pelos salões de dança como um furação e é imediatamente aceito pela alta sociedade vienense. A Valsa e o seu sucesso seguiram para França (só em Paris chegaram a existir 700 salões de dança!) e depois para Espanha e Portugal. Os portugueses, por sua vez, levaram a Valsa na bagagem da sua corte, quando embarcaram no Brasil em 1808. E assim correu mundo.
Ao contrário das danças existentes até então – onde o par dançava separado ou com os braços esticados e as mãos pousadas nos ombros um dos outros – a Valsa implicava um contacto físico muito próximo e, por incrível que pareça, foi desde logo batizada de “dança proibida”. Atualmente é uma elegante dança clássica, praticada nos salões mas também muito utilizada em casamentos, festas de debutante, entre outras.

 
Tango

O Tango mescla o drama, a paixão, a sexualidade e a agressividade. Como dança é "duro", masculino, sem meneios femininos, a mulher é, na maioria das vezes submissa. O ritmo é sincopado, tem um compasso binário. A síncope é de uma nota tocada no tempo fraco que se prolonga até um tempo forte, o que movimenta a música e desloca acentuação do ritmo. Constituido de muitos ganchos e sacadas de perna o tango exibe exulberancia e glamour, sendo típicos também os chamados "arrastres" e os adornos  que são enfeites que as mulheres fazem com os pés. É atualmente uma das danças mais cobiçadas no que se refere a dança de salão.


Milonga

A Milonga é um ritmo de dança onde se dança tango num estilo dolente e "malandro". É originária da habanera caribenha e popularizou-se nos subúrbios de Buenos Aires e Montevidéo.
No Brasil foi incorporada ao folclore do Rio Grande do Sul em conjunto com uma série de características da cultura platina que se mistura no sul da América.
Embora haja variações entre a milonga dançada no países platinos e no Brasil, a origem é a mesma.


Paso Doble

Esta dança é uma estilização dos movimentos principais executados por um toureiro na Praça de Touros.
Este ritmo nasceu há três séculos, na Espanha, junto com as touradas. Tem o mesmo ritmo quente e apaixonado desse espectáculo. É uma dança cheia de garra e paixão, que exige grande rigor técnico.
O carácter do Paso Doble requer movimentos vivos mas claros e alguns lentos e sem vida não tirando a essência da dança.



Salsa

A salsa nasceu em Cuba por volta dos anos 1960 e é uma espécie de adaptação do mambo da década de 1950. Recebeu ainda influências do merengue (da República Dominicana), do calipso de Trinidad e Tobago, da cumbia colombiana, do rock norte-americano e do reggae jamaicano. Hoje, é uma mistura de sons e absorve influências de ritmos mais modernos como rap ou techno. A dança é caracterizada pelo compasso ternário e por movimentos com as mãos.
Salsa, em castelhano, significa "tempero" e a adoção do nome quis transmitir a ideia de uma música com "sabor".

Merengue

O merengue é a dança nacional dominicana, mas também conhecida em Porto Rico, Haiti, Venezuela e Colômbia, na qual um dos pés marca o tempo e o outro é arrastado no chão. As suas origem são crioulas, tendo sido levada pelos escravos da África Austral (Angola), para os novos territórios das Américas, a sua primeira referência escrita data do século XIX. O estilo mais popular do merengue é habitualmente interpretado por um amplo conjunto de instrumentos que inclui vários saxofones, acordeões, trompetas e teclados, com vocalistas divertidos. Ao nível coreográfico, o merengue apresenta passos fáceis e rápidos, dançados por casais entrelaçados.
Atualmente, o merengue, assim como a  salsa, sofreu influências norte americanas, como a de grandes bandas. Os instrumentos mudaram, mas o ritmo continua inconfundível. A dança continua muito alegre e contagiante, com passos que permitem a cada dançarino se expressar através de seu gingado.


Maxixe

O Maxixe (também conhecido como Tango brasileiro) é um tipo de dança de salão brasileira criada pelos negros que esteve em moda entre o fim do século XIX e o início do século XX. Dançava-se acompanhada da forma musical do mesmo nome, contemporânea da polca e dos princípios do choro. Teve a sua origem no Rio de Janeiro na década de 1870, mais ou menos quando o tango também dava os seus primeiros passos na Argentina e no Uruguai, do qual sofreria algumas influências. Dançada a um ritmo rápido de 2/4, notam-se também influências do lundu, das polcas e das habaneras.
Esse estilo foi exportado para a Europa e Estados Unidos da América, no início do século XX.


Zouk

Zouk - que significa festa - é uma dança praticada no Caribe, mais frequentemente nas ilhas de Guadalupe, Martinica e San Francisco e que a partir da década de 80 se popularizou pelo mundo inteiro. O zouk é dançado em contratempos com movimentos de cabeça nos tempos musicais.
Muitos afirmam que a origem do Zouk seja brasileira e oriunda da lambada, que após foi levada para a Europa e se expandiu na França, ganhando o nome de Lambada francesa. O Zouk possui hoje vários estilos, entre eles o Tradicional, o Zouk Flow, o Zouk Soul, o Neozouk, o Zouk Love e o Revolution.


Lambada

Essa dança teve sua origem a partir de uma mudança do carimbó que passou a ser dançado por duplas abraçadas ao invés de duplas soltas. Assim como o forró, a lambada tem na pouca sua referência principal para o passo básico, somando-se o balão apagado, o pião e outras figuras do maxixe.
Usa, normalmente, as cabeças dos tempos e o meio do tempo par, se começarmos a dançar no "um", para as trocas de peso (pisa-se no "um", no "dois" e no "e" - que é chamado comumente de contratempo).
Tudo isso aconteceu na época do apogeu do carnaval baiano, que ditava uma moda atrás da outra, e numa delas, apresentou a lambada ao Brasil. Essa segunda fase da dança durou apenas uma temporada e foi um pouco mais abrangente que a primeira, que só havia chegado até o nordeste. Até esse ponto a lambada tinha como principal característica os casais abraçados. Era uma exigência tão forte que, quando da realização de alguns concursos, aqueles que se separassem eram desclassificados.
No exterior e aqui, a lambada tornou-se um grande sucesso e em pouco tempo estava presente em filmes e praticamente todos os programas de auditório aparecendo até em novelas.
Depois de algum tempo, a música lambada entra em crise e pára de ser gravada. Os DJs das boates aproveitam então para simular o enterro do estilo musical. A dança perde destaque, mas sobrevive, pois já haviam sido feitas nas lambaterias muitas experiências com variados estilos de música que tivessem a batida (base de marcação) que permitisse dançar lambada, só para citar um exemplo, a banda de rumba flamenca Gipsy Kings teve vendagem significativa por conta da dança, então as músicas francesas, espanholas, árabes, americanas, africanas, caribenhas etc. viraram a "salvação" e solução para a continuidade do estilo de dança. De todas, o zouk foi o ritmo que melhor se encaixou na nossa dança tornando-se a principal música para dançar lambada.
Esta passa a ser dançada com um andamento mais lento, com mais tempo e pausas que praticamente não existiam na música lambada, permitindo explorar ao máximo a sensualidade, plasticidade e beleza da criação. Os movimentos ficaram mais suaves e continuam fluindo, modificando-se à medida que ela incorpora e troca com outras modalidades. Contribuem ainda as diversas pesquisas, até fora da dança de salão, como por exemplo, as de contato e improvisação. Hoje a relação com o parceiro volta a ganhar valor, as acrobacias ficam praticamente exclusivas para os palcos e os locais para dançar reabrem em diversos estados.
Mesmo não tendo por parte de alguns o devido reconhecimento, a lambada mostrou-se um grande incremento profissional.
Encontramos lambaterias e professores de lambada em diversos pontos do planeta, porém atualmente ela é dançada mais calmamente, no estilo chamado "Zouk".


Chachacha

O cha-cha-cha foi introduzido em Cuba pelo compositor e violinista Enrique Jorrín, em 1953. Sua música “La Engañadora”, de 1951, é considerada o primeiro cha-cha-cha
O nome é onomatopéico, derivado do som ritmado do güiro (reco-reco) e dos pés dos dançarinos ao arrastá-los no chão. O estilo se tornou independente, com características próprias de música e dança.
O moderno estilo de dança do cha-cha-chá deriva de estudos feitos pelo professor de dança Monsieur Pierre (Pierre Zurcher-Margolle). Pierre, vindo de Londres, visitou Cuba em 1952, buscando formas de danças cubanas características da época. Ele notou que havia uma nova dança cujo ritmo se desenvolvia sobre 4 batidas, mas com uma parada não na primeira, e sim na segunda batida. Ele levou a idéia para a Inglaterra e eventualmente criou o que se tornou conhecido como a dança de salão cha-cha-cha. Estilos de dança de cha-cha-cha podem diferir em sua estrutura rítmica. A dança de salão cha-cha-cha é energética e com uma batida constante. O cha-cha-cha latino é mais lento, mais sensual e pode envolver ritmos mais complexos. O ritmo original cubano e a dança de salão cha-cha-cha contam "dois-três-chachacha"
O cha-cha-cha começa na quarta batida da medida 4/4. A dança cubana conta "1-2-3, 1-2".
Os passos em todas as direções devem ser dirigidos primeiramente com a parte anterior do pé em contacto com o chão e, em seguida, com o calcanhar diminuindo quando o peso é totalmente transferido. Quando o peso é liberado a partir de um pé, o calcanhar deve liberar primeiro, permitindo que os dedos do pé mantenham contato com o chão.

 

Mambo

Mambo é um estilo musical e de dança originária de Cuba.
O mambo segue a linha da salsa, se tratando de outro ritmo originado em cuba.Tem como caracteristica principal a batida sincopada, a alta cadencia de movimentos e a velocidade que faz qualquer um entrar na dança de tão empolgante.
O mambo é composto de giros compostos, cores vivas e exulberantes e uma alegria cubana inconfundivel.


Rumba

Rumba é uma dança cubana em compasso binário e de ritmo complexo que influenciou e foi incorporado ao flamenco. No flamenco, caracteriza-se por um estilo mais suave e descontraente, de certa forma alegre e de caráter menos misterioso do que os outros palos flamencos, como seria o caso da bulería, por exemplo. Em termos da melodia, a escala menor harmônica não é tão utilizada quanto nos outros palos, sendo que geralmente uma escala diatônica predomina e interage em breves momentos com a menor harmônica em suas notas ciganas (o que de certo modo ajuda a manter as características do flamenco nesse estilo diferente). Um bom exemplo de rumba (como palo flamenco) é a canção Entre Dos Águas composta por Paco de Lucía. A influência de outros estilos musicais no flamenco ocorreu majoritariamente no início do século XX, enriquecendo-o e o popularizando-o no resto do mundo.

Soltinho - Rock' 60

É um gênero muito divertido, que mistura alguns ritmos como swing, fox e outros, também pode ser praticado
em uma grande variedade de estilos musicais. É um ótimo rítmo para quem deseja começar a dançar.




Jive

O jive é uma dança de salão , idêntica ao cha-cha-cha, com origens nos anos quarenta do século XX.
O Jive é uma mistura de rock e boogie woogie americanos. É uma dança muito rápida e está presente em muitas competições; no entanto, é sempre a última a ser apresentada por ser extremamente cansativa. O Jive é uma dança cujas características são o ritmo e o balanço e que tem influências do Rock’n’ Roll, do Boogie e do swing afro-americano. As raízes do Jive estão no Harlem, Nova York. Em 1940 evoluiu para o Jitterbug e os ingleses Jos Bradly e Alex Moore desenvolveram desde gênero o Jive Internacional de competição.


Samba Rock

Samba-rock é um tipo dança que surgiu da criatividade dos frequentadores dos bailes em casas de família e salões da periferia de São Paulo no final da década de 60 começo da década de 70 mesclando se os movimentos do rock and roll (hoje rockabilly) com os passos do Samba de gafieira ao som das equipes a despeito deste ou daquele ritmo importando tão somente o tempo da música em relação à dança.
Na primeira metade da década de setenta fora chamado por diversos nomes Sambalanço, Swing, Rock Samba, e finalmente Samba-rock por causa do lançamento da primeira coletânea que continham músicas que eram tocadas nos bailes de samba-rock e regravadas especialmente para estes bailes.
A primeira coletânea lançada em 1978 e que se chamava “Samba Rock o Som dos Black`s” deu início a uma nova era para o samba-rock onde eram re-gravados vários sucessos de bailes da época fazendo com que fosse mais fácil o acesso a essas músicas que ate então eram músicas fora de catálogo e difíceis de se encontrar, tornando assim o Samba-rock mais conhecido na grande São Paulo e outros estados.
A forma de se dançar samba-rock foi sendo aprimorada com os festivais de dança de onde os dançarinos disputavam entre si para ver quem era o melhor.


 
West Coast Swing

Esta dança de rua americana evoluiu ao longo dos últimos cinquenta anos do mais conhecido estilo retrô de Swing, o Lindy Hop, porém ao contrário do Lindy Hop que se manteve tradicional aderindo às Big Band Jazz e à música dos anos 1920 -1950 ‘s, o West Coast Swing tem se mostrado uma dança viva de evolução constante, seguindo as tendências musicais de cada década e se ajustado para acomodar novos estilos de dança.
Na década de 1970 adotou um pouco do estilo da Disco e do Hustle. Hoje, pode ser dançado com a maioria das músicas tocadas nas rádios e incorpora muitos elementos de dança de Hip Hop e Jazz. Isto possibilita dançar West até em boates, em baladas e raves.
Focado em improvisação e interpretação musical, é a mais versátil das danças atuais, possibilitando a criatividade e improviso dos dançarinos independentemente.




Rastapé
Vanerão

Vanerão um tipo de dança típica nos estados do Sul do Brasil, notadamente entre os gaúchos do Rio Grande do Sul. Assim como a vanera e a vanerinha, nasceu de uma alteração da habanera. Ao lado do xote, do bugio e do fandango, tornou-se uma das danças mais populares do Rio Grande do Sul e dos outros estados da região sul. É também conhecido como limpa banco, tem o andamento mais rápido do que a vanera. Quanto à forma musical, o vanerão pode ser construído em três partes (rondó), utilizado em ritmos tradicionais brasileiros como o choro e a valsa. Quando cantado, dependendo do andamento e da divisão rítmica da melodia, exige boa e rápida dicção por parte dos intérpretes. O Vanerão com sua vivacidade exige bastante energia, tantos dos músicos, como dos bailadores de fandango.


Chamamé

Chamamé é um gênero musical tradicional da província de Corrientes, Argentina, apreciado também no Paraguai e em vários locais do Brasil (i.e. nos estados do Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Sul) e em outros países. Em sua origem se integram raízes culturais dos póvos indígenas guaranis, dos exploradores espanhóis e até de imigrantes italianos.
O chamamé é o resultado do amor, da fusão de raças (etnias), que misturadas com o tempo contaram a história do ser humano e de sua paisagem, projetando-se inclusive para outras fronteiras. Utiliza o acordeão e o violão como instrumentos principais.